HONESTIDADE, CARÁTER E HONRA

“O MUNDO NÃO É DOS ESPERTOS.

É DAS PESSOAS HONESTAS E VERDADEIRAS.

A ESPERTEZA, UM DIA, É DESCOBERTA E VIRA VERGONHA.

A HONESTIDADE SE TRANSFORMA EM EXEMPLO PARA AS FUTURAS GERAÇÕES.

UMA CORROMPE A VIDA;

A OUTRA ENOBRECE A ALMA.”

autor: Chico Xavier

CHAT ON LINE SÓ VIA PC

PEDIDO

CAROS VISITANTES DESTE BLOG, POR GENTILEZA ME ENVIE EMAIL SOBRE OS ASSUNTOS DO BLOG SE ESTÁ ATENDENDO A VOCÊS, POIS QUERO ATENDER-LOS DA MELHOR MANEIRA, DESDE JÁ FICO AGRADECIDO O ADMINISTRADOR

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

ALARME DE BATERIA FRACA


Escrito por Newton C Braga
Baterias de 12 V não são usadas apenas nos carros. Alimentando inversores em camping ou mesmo barcos, em sistemas de luz de emergência e No-brakes estas baterias são muito importantes para o bom funcionamento dos equipamentos e precisam ser constantemente monitoradas. O circuito que descrevemos dispara um alarme se a tensão da bateria cair abaixo dos 10 V, indicando que existe algum problema ou ainda que ela precisa de uma recarga.
Nada pior do que ter uma bateria de 12 V com problemas de carga no momento exato em que precisamos dela. No carro, isso pode significar a impossibilidade de dar a partida, mas existem muitas outras situações em que uma bateria fraca pode trazer problemas.
Na introdução demos alguns exemplos como, por exemplo, os inversores de camping e até mesmo os No-brakes de computadores.
O circuito que descrevemos monitora constantemente o estado de uma bateria e quando sua tensão cai abaixo dos 10 V, o que significa que ela está em processo adiantado de descarga, ele faz soar um alarme avisando assim o usuário.
Uma característica importante do circuito apresentado é o seu baixo consumo que não afeta de modo algum a autonomia da bateria. Na verdade, a corrente exigida pelo circuito é da ordem de 0,5 mA o que é menos que a descarga de uma bateria normal quando fora de uso, pelo simples armazenamento.
Se o leitor precisa de um alarme de bateria fraca, dê uma olhada neste projeto. Ele pode atender às suas necessidades.

COMO FUNCIONA
Quando a tensão da bateria está acima de 10 V o diodo zener Z1 é polarizado no sentido de conduzir a corrente e assim o transistor Q1 se mantém saturado.
Com a manutenção deste transistor no corte a base de Q2 é posta à terra e com isso este transistor se mantém no corte e os osciladores formados pelas portas de um circuito integrado 4093 se mantém desabilitados.
No entanto, se a tensão da bateria cai abaixo de 10 V o diodo zener Z1 deixa de conduzir e com isso também o transistor Q1 que vai ao corte.
O resultado disso é que R3 passa a polarizar a base de Q2 levando este transistor a saturação. Temos então a alimentação dos osciladores formados pelas portas do circuito integrado CMOS 4093.
Temos dois osciladores formados em torno das portas do 4093.
Um deles gera um tom de áudio cuja freqüência é determinada pelo resistor R4 e pelo capacitor C2. O leitor pode alterar R4 na faixa de 10 k ? a 220 k ? se quiser modificar o tom produzido pelo alarme.
O outro gera um sinal de modulação cuja freqüência é determinada por R5 e C3. O leitor também alterar R5 na faixa de 470 k ? a 4,7 M ? de modo a modificar a modulação do circuito. Este segundo oscilador faz a intermitência do som produzido.
Os sinais dos dois osciladores são misturados num amplificador digital formado pelas duas outras portas do circuito integrado 4093.
Na saída deste amplificador digital temos o transdutor que é uma cápsula cerâmica piezoelétrica comum. Estas cápsulas precisam de um sinal de pequena intensidade para funcionar e fornecem um bom volume para o sinal de áudio gerado.
Veja que o circuito funciona com a tensão da bateria, o que quer dizer que ele dispara quando a tensão está abaixo dos 10 V, mas não pode ser nula. Isso significa que ele não detecta quando uma bateria é retirada do circuito que deve alimentar.
 MONTAGEM
Na figura 1 temos o diagrama completo do alarme de bateria fraca.








A disposição dos componentes numa placa de circuito impresso é mostrada na figura 2.


Sugestão de montagem em placa de circuito impresso.



As especificações mínimas dos componentes tais como tolerância, tensão de trabalho e dissipação são dadas na lista de materiais.

O diodo zener pode ser de qualquer potência a partir de 400 mW. Seu valor pode ser alterado para disparo do alarme com outras tensões.

O transdutor é do tipo piezoelétrico de alta impedância, podendo ser usada uma cápsula de fone ou microfone.



PROVA E USO

Aplique ao circuito a partir de uma fonte uma tensão acima de 12 V. O circuito deve permanece em silêncio. Atuando sobre a saída da fonte de modo a reduzir a sua tensão deve haver o disparo com a emissão de som quando a tensão cair abaixo de 10 V.Para usar basta conectar o circuito, observando a polaridade, na bateria que deve ser monitorada.
Semicondutores:

CI-1 - 4093 - circuito integrado CMOS

Z1 - 10 V x 400 mW - diodo zener

Q1, Q2 - BC548 ou equivalentes - transistores NPN de uso geral
Resistores: (1/8 W, 5%)

R1 - 5,6 k  R2 - 1 k  R3 - 10 k  R4 - 47 k R5 - 1 M
Capacitores:

C1, C3 - 470 nF - poliéster ou cerâmico C2 - 47 nF - poliéster ou cerâmico

Diversos: BZ - Transdutor piezoelétrico (cerâmico) de alta impedância

Placa de circuito impresso, caixa para montagem, fios, solda, etc.


segunda-feira, 15 de setembro de 2014

FOTO DO 3° ENCONTRO DE RADIOAMADORES E OPERADORES DA FAIXA DO CIDADÃO EM BARBACENA



FOTOS DO ENCONTRO






crédito: fotos UBIRACY PINTO

INDICADOR DE BATERIA FRACA



O circuito de indicador de bateria fraca consiste em um amplificador operacional 741 configurado como um comparador de tensão, usando um diodo zener como referência de tensão padrão. Este circuito pode ser adaptado para trabalhar com bateria  entre 6 e 18 V, e as únicas mudanças necessárias seria um Zener menor tensão e um resistor de limitação de corrente menor no caso da tensão abaixo de 9 V e um maior para tensões mais elevadas.  O ajuste é feito com R2 que pode ser um trimpot.




sexta-feira, 12 de setembro de 2014

ORGANIZADOR DE CABO

NO MUNDO MODERNO COM TANTA TECNOLOGIA NÃO SABEMOS COMO FAZER PARA ORGANIZAR TANTOS FIOS, CABOS DE ENERGIA, CARREGADORES DE CELULARES, EM FIM TUDO QUE LIGA ALGO PARA QUE POSSAMOS DESFRUTAR DE UM PRAZER, UMA IDEIA SIMPLES MAS PORÉM MUITO INTELIGENTE.....

SE ENCONTRAREM OUTRAS IDEIAS E QUEIRAM COMPARTILHAR O BLOG FICA A DISPOSIÇÃO PARA DIVULGAR

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

MECANISMO DE ACIONAMENTO DA UNIDADE DE SINTONIA DE ANTENA feito Andy GWØJXM




TEM VÁRIOS OUTROS VIDEOS DELE NO YOUTUBE 

ISTO É ESPÍRITO DE RADIOAMADORISTICO
DEIXANDO LEGADO AS NOVAS GERAÇÕES

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

CATCHING SATELLITES ON HAM RADIO



TRADUÇÃO FEITA ONLINE VIA GOOGLE








Minha atividade favorita é está fazendo contatos via satélites. Não só existe a noção romântica de enviar mensagens para o espaço exterior, mas você tem que traçar a órbita do satélite com a antena enquanto sintoniza o rádio, para compensar o efeito Doppler.
Os satélites AO-51,
​​SO-50 e AO-27 orbitam a Terra agindo como repetidores. Os repetidores são automatizados estações retransmissoras que permitem presuntos para enviar sinais a uma distância maior com baixo consumo de energia mão transceptores detidos. Os satélites permitem presuntos para transmitir mensagens da Terra para o espaço e volta para outros radioamadores em algum lugar do planeta. A Estação Espacial Internacional (ISS) também tem um repetidor, mas, ocasionalmente, se você tiver sorte, os astronautas ligar o rádio para entrar em contato diretamente com os radioamadores no terreno.
As instruções a seguir irá ajudar a começar a ouvir os pássaros (satélites) em FM, o que pode ser feito com um rádio FM VHF / UHF simples, com uma antena de chicote, sem a necessidade de uma licença de presunto. Para uma melhor cobertura, você pode usar uma antena Yagi (como a foto acima), ligado a um rádio de modo mutli e uma licença (se você quer transmitir). Uma antena Yagi também pode ser utilizado para melhorar o sinal da sua mão rádio portátil.
materiais
Tudo que você precisa é de um / receptor VHF UHF FM (como um scanner da polícia) ou um transceptor VHF / UHF (como um Yaesu VX-7) e uma antena.

1 -Especificar a sua localização
Comece por visitar Heavens-Above.com para verificar a órbita do satélite que você quer ouvir e especificar sua localização.
2 -Especificando um satélite
Confira os passes de seu satélite específico ou o ISS. AO-51, SO-50, AO-27, ISS. Certifique-se de que os passes são mostrados para o seu local correto.





3- Leitura do gráfico
Este gráfico mostra a passagem iniciar (quando / onde o satélite entra no horizonte), o max. altitude (quando / onde o satélite está em seu ponto mais alto no céu), eo fim (quando / onde o satélite termina é pass). Alt. é a altitude, o ângulo do satélite de horizonte do observador. 0 graus é exatamente no horizonte, e 90 graus é diretamente acima do observador. Az. é o azimute, a direção cardeal do satélite, do ponto de vista do observador.


4- Escolher um bom passe
Satélites orbitam a Terra em todos os tipos de ângulos, alguns que estão muito perto do horizonte e alguns que estão diretamente acima. É muito mais fácil ouvir um satélite que passa diretamente para cima. Para encontrar um bom passe sentou, verifique o Max. Alt Altitude. para uma passagem que é de 45 ou superior (quanto maior, melhor). No nosso exemplo, a segunda passagem em 7:28 parece uma boa desde o Max. Alt Altitude. é 77 A primeira passagem at 5:52 tem um máx. Alt Altitude. de apenas 12, que é muito próximo do horizonte e difícil de pegar.

5- Encontrar a freqüência
repetidores de satélite trabalhar com duas freqüências diferentes, um uplink e downlink. Você vai ouvir sinais recebidos no downlink. Se você deseja transmitir, você precisa programar na freqüência de subida também. Siga os links correspondentes para encontrar as freqüências de repetidoras FM de satélites. As freqüências mudam frequentemente, por isso não deixe de conferir os sites para obter as atualizações mais recentes. AO-51, SO-50, AO-27, ISS. Sintonize o seu rádio para a frequência de downlink e você está pronto para ir para fora e ouvir (exemplo: 435,300 MHz FM).

6 - Visando uma antena chicote
Se você estiver usando uma antena de chicote, você não vai apontar a antena diretamente para o satélite. Em vez disso, você vai mantê-lo perpendicular ao satélite. Você pode girar a antena girando seu punho para tentar obter um sinal mais claro.
 
7 - Após a passagem com a antena
Você irá traçar o caminho da órbita do satélite com a antena usando os Heavens-Above passar quadro como um guia. Na hora de início, começar com a antena perpendicular ao Az. direção ao Alt dado. Por exemplo, em 7:28, aponte a antena perpendicular ao norte a 10 graus acima do horizonte. Trace o caminho do satélite para que, no máximo. Altitude Tempo a antena está apontada para o local correspondente. Por exemplo, em 7:33, a antena deve ser perpendicular ao oeste noroeste a 77 decretos acima do horizonte. Termine traçando o caminho do satélite, para que no tempo do fim da antena é perpendicular para o local correspondente. Por exemplo, em 7:39, a antena será perpendicular ao sudoeste sul a 10 graus acima do horizonte. Pode ser muito difícil tentar pegar os satélites e você pode passar muito tempo sem ouvir nada. À medida que traça o caminho geral do satélite com a antena, mova a antena em torno de pequeno lado para o outro e para cima e para baixo movimentos até ouvir um pouco de áudio. Ajustar a antena para tornar mais claro o áudio. 

8 - Sintonizar o rádio para o efeito Doppler
O efeito Doppler faz com que a freqüência varia de 0,010 MHz. À medida que traça o caminho do satélite com a antena, você também vai precisar para sintonizar o rádio e para trás mais ou menos 0,010 MHz até ouvir um bom sinal. No início da passagem, você irá adicionar 010 MHz, por exemplo, se você estiver ouvindo em 435,300 MHz, você precisa sintonizar o rádio e para trás entre 435,300 MHz e 435,310 MHz. Mais tarde, no passe, você vai subtrair 0,010 MHz, por exemplo, você vai sintonizar o rádio e para trás entre 435,300 MHz e 435,290 MHz.
Aqui está um clipe de áudio de meus primeiros contatos satélite. Os contatos parecem estar indo muito devagar, mas enquanto eu estava fazendo, eu me lembro de tudo acontecendo muito rapidamente. Era muito para sintonizar o rádio e manobrar a antena ao tentar anotar os sinais de chamada dos contatos.



Diana eng.

Moda + Tecnologia
Diana era um concorrente no Project Runway 2 ª temporada, se formou na RISD, e atualmente vive em Nova York.

ANTENA DIPOLO

Antena Dipolo

            Calcular o comprimento de uma antena Dipolo e do "V" Invertido

              Digite a frequência desejada 
(ex. 7.000)

           

Resultado do Cálculo


metros, este é o comprimento total do dipolo comum
metros, este é o comprimento de cada secção do dipolo comum
metros, este é o comprimento total do dipolo V invertido
metros, este é o comprimento de cada secção do dipolo V invertido

 

 

GOOGLE MAPAS

▲TOP