HONESTIDADE, CARÁTER E HONRA
“O MUNDO NÃO É DOS ESPERTOS.
É DAS PESSOAS HONESTAS E VERDADEIRAS.
A ESPERTEZA, UM DIA, É DESCOBERTA E VIRA VERGONHA.
A HONESTIDADE SE TRANSFORMA EM EXEMPLO PARA AS FUTURAS GERAÇÕES.
UMA CORROMPE A VIDA;
A OUTRA ENOBRECE A ALMA.”
autor: Chico Xavier
CHAT ON LINE SÓ VIA PC
PEDIDO
CAROS VISITANTES DESTE BLOG, POR GENTILEZA ME ENVIE EMAIL SOBRE OS ASSUNTOS DO BLOG SE ESTÁ ATENDENDO A VOCÊS, POIS QUERO ATENDER-LOS DA MELHOR MANEIRA, DESDE JÁ FICO AGRADECIDO O ADMINISTRADOR
quarta-feira, 29 de outubro de 2014
terça-feira, 28 de outubro de 2014
segunda-feira, 27 de outubro de 2014
domingo, 26 de outubro de 2014
sábado, 25 de outubro de 2014
O QUE É DB - DECIBEL? PODE-SE CALCULAR?
Passa-se a informação que havendo um ganho de 3
dBi, dobra-se a potência. E que havendo uma atenuação de -3 dBi, a potência cai
a metade. Vamos comprovar isto com o uso da definição, a fórmula do decibel e
uma calculadora de computador no modo científico.
O dB é uma escala logarítmica usada para
representar a relação entre duas potências, sendo muito usado em acústica,
física e eletrônica.
A unidade de referência pode ser W (watt), mW
(miliwatt), ou até o ganho de uma antena (dBi).
A razão de potências em decibéis pode ser obtida
por:
Onde:
dBi = ganho em decibels em relação a uma antena isotrópica
log = logaritmo comum na base 10
POut = potência de saída
PIn = potência de entrada
Na primeira afirmação trabalhamos com ganho.
Então vamos supor que entregamos 50 watts a antena e a potência efetiva
irradiada (ERP - Effective Radiated Power) são de 100 watts. Utilizando a
fórmula:dBi = ganho em decibels em relação a uma antena isotrópica
log = logaritmo comum na base 10
POut = potência de saída
PIn = potência de entrada
Então
checamos a afirmação que com 3 dBi de ganho dobra-se a potência.
Vamos
para a segunda afirmação da atenuação (perda). Saem do rádio 100 watts e chega à
ponta do cabo coaxial (na base da antena) 50 watts. Utilizando a mesma fórmula
temos:
Com uma
atenuação de 3dBi (-3dBi) temos a potência reduzida a metade, como queríamos
demonstrar, hihihihi! (lembrou do cqd do ginásio).
by PY1IB
Assinar:
Postagens (Atom)