HONESTIDADE, CARÁTER E HONRA

“O MUNDO NÃO É DOS ESPERTOS.

É DAS PESSOAS HONESTAS E VERDADEIRAS.

A ESPERTEZA, UM DIA, É DESCOBERTA E VIRA VERGONHA.

A HONESTIDADE SE TRANSFORMA EM EXEMPLO PARA AS FUTURAS GERAÇÕES.

UMA CORROMPE A VIDA;

A OUTRA ENOBRECE A ALMA.”

autor: Chico Xavier

CHAT ON LINE SÓ VIA PC

PEDIDO

CAROS VISITANTES DESTE BLOG, POR GENTILEZA ME ENVIE EMAIL SOBRE OS ASSUNTOS DO BLOG SE ESTÁ ATENDENDO A VOCÊS, POIS QUERO ATENDER-LOS DA MELHOR MANEIRA, DESDE JÁ FICO AGRADECIDO O ADMINISTRADOR

terça-feira, 1 de julho de 2014

CUIDE MUITO BEM DO SEU CORAÇÃO PARA SER UM GRANDE RADIOAMADOR

MATÉRIA A PEDIDO DE UM RADIOAMADOR

Dr. Cláudio Domenico – Cardiologista

Quando publiquei estes conselhos em meu site, recebi uma enxurrada de e-mails, até mesmo do exterior, dizendo que isto lhes serviu de alerta.

São eles:

     1. Não cuide de seu trabalho antes de tudo. As necessidades pessoais e familiares são prioritárias.

     2. Não trabalhe aos sábados o dia inteiro e, de maneira nenhuma trabalhe aos domingos.

     3. Não permaneça no escritório à noite e não leve trabalho para casa e/ou trabalhe até tarde.

     4. Ao invés de dizer "sim" a tudo que lhe solicitarem, aprenda a dizer "não".

     5. Não procure fazer parte de todas as comissões, comitês, diretorias, conselhos e nem aceite todos os convites para conferências, seminários, encontros, reuniões, simpósios etc.

     6. Se dê ao luxo de um café da manhã ou de uma refeição tranquila. Não aproveite o horário das refeições para fechar negócios ou fazer reuniões importantes.

     7. Pratique esportes. Faça ginástica, natação, caminhe, pesque, jogue bola ou tênis.

     8. Tire férias sempre que puder, você precisa disso. Lembre-se que você não é de ferro.

     9. Não centralize todo o trabalho em você, não é preciso controlar e examinar tudo para ver se está dando certo...     Aprenda a delegar.

     10. Se sentir que está perdendo o ritmo, o fôlego e pintar aquela dor de estômago não tomem logo remédios, estimulantes, energéticos e antiácidos. Procure um médico.

     11. Não tome calmantes e sedativos de todos os tipos para dormir.
          Apesar de eles agirem rápido e serem baratos, o uso contínuo faz mal à saúde.

     12. E por último, o mais importante: permita-se a ter momentos de oração, meditação, audição de uma boa música e reflexão sobre sua vida.
          Isto não é só para crédulos e tolos sensíveis; faz bem à vida e à saúde.

IMPORTANTE:
OS ATAQUES DE CORAÇÃO
Uma nota importante sobre os ataques cardíacos.
Há outros sintomas de ataques cardíacos, além da dor no braço esquerdo.
Há também, como sintomas vulgares, uma dor intensa no queixo, assim como náuseas e suores abundantes.

Pode-se não sentir nunca uma primeira dor no peito, durante um ataque cardíaco.
60% das pessoas que tiveram um ataque cardíaco enquanto dormiam não se levantaram.
Mas a dor no peito pode acordá-lo de um sono profundo.

Se assim for, dissolva imediatamente duas Aspirinas na boca e engulas com um bocadinho de água. Ligue para Emergência (192, 193 ou 190) e diga ''ataque cardíaco'' e que tomou 2 Aspirinas.
Sente-se numa cadeira ou sofá e force uma tosse, sim forçar a tosse, pois ela fará o coração pegar no tranco; tussa de dois em dois segundos, até chegar o socorro.. NÃO SE DEITE !!

Um cardiologista disse que, se cada pessoa que receber este e-mail, o enviar a 10 pessoas, pode ter a certeza de que se salvará pelo menos uma vida !

REPASSE, NÃO DÓI NADA!!!!!!!!
Quem se faz presente na vida deixa muita saudade e perfume por onde passa.
Há algo mais forte que os laços de sangue: são os laços do coração.

   

As informações contidas nesta mensagem e nos arquivos anexados são para uso exclusivo do destinatário aqui indicado e podem conter assuntos comerciais, de propriedade intelectual ou outras informações confidenciais, protegidas pelas leis aplicáveis. Caso não seja o destinatário correto, por favor, notifique o remetente.

RADIOAMADOR CONSEGUE ANULAR MULTA EMITIDA PELA ANATEL


COPA FIFA - RADIOAMADOR ESTRANGEIRO



COPA FIFA - RADIOAMADOR ESTRANGEIRO

De: ORLANDO - PT2OP
Amigos,  
Com satisfação informo sobre mais uma conquista da LABRE em benefício do radioamadorismo e a demonstração de confiança da Anatel em nossa Liga.
 A Anatel atendeu a solicitação feita pela LABRE e desburocratizou os procedimentos para que radioamadores estrangeiros operem no Brasil nos meses de junho e julho de 2014, período em que se realizará a Copa do Mundo de Futebol da FIFA.

Vejam abaixo e divulguem em seus boletins o trecho do ato de autorização que trata do assunto.

Os radioamadores estrangeiros interessados devem enviar para a LABRE:
- cópia de seu passaporte (páginas de identificação)
- cópia de sua licença de radioamador no país de origem
- relação das cidades nas quais pretende operar e respectivos períodos
- endereço de e-mail para contato

Enviar essa documentação escaneada via internet para executiva@labre.org.br 
 
Orlando .·. PT2OP
Diretor Executivo da LABRE
 
O PRESIDENTE DA AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelo art. 32, da Lei n.º 9.472, de 16 de julho de 1997 e Art. 46, do Regulamento da Agência Nacional de Telecomunicações, aprovado pelo Decreto n.º 2.338, de 7 de outubro de 1997, .....
RESOLVE:
 Art. 1º Estabelecer, em caráter excepcional, no período compreendido entre 1o de junho a 31 de agosto de 2014, as seguintes condições relativas ao Serviço de Radioamador:
I) ...... 
II) Autorizar radioamadores estrangeiros, independentemente da existência de tratados de reciprocidade, a operarem estações no território brasileiro no período de 1o de junho a 31 de julho de 2014, observadas as normas vigentes no País, sem necessidade de envio de requerimento à Anatel e sem a incidência de taxas, mediante procedimento de controle a cargo da Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão - LABRE, entidade reconhecida pelo Ministério das Comunicações como associação de radioamadores de âmbito nacional e reconhecida pela IARU (International Amateur Radio Union), a qual manterá cópias do passaporte e da licença do país de origem, bem como relação dos locais previstos de operação, e demais informações à disposição da Anatel.

FAIXA DE 10METROS EM FM:


FAIXA DE 10METROS/FM:

Classe "B" e "C" - pode ou não pode?

Segundo o Anexo da Resolução N°452 de 11 Dez 2006, atualmente em vigor para o Serviço de Radioamadorismo no Brasil, em seu Artigo N°6, fica evidente de que este tipo de operação: não pode!

O que pode sujeitar os infratores às penalidades previstas, a saber:
* Advertência escrita, Suspensão e Cassação da Licença de Funcionamento.
  (nesta ordem, para a "sorte" de alguns "insistentes"...)

E aqui se inclui aquela "clássica desculpa" de "efetuar testes" - pois operar fora de faixa ou modalidade permitida não é coisa de gente honesta, ou de radioamador de verdade que prestando os respectivos exames, está com isto ciente das limitações impostas pela Classe que ele mesmo elegeu "ser”!

O que nos leva a outra questão: Não basta apenas "parecer" radioamador!

Já a comunicação de e com estações não-autorizadas (clandestinos ou "piratas") é ainda pior, pois poderá ser enquadrado na Lei Geral de Telecomunicações (ou LGT), cuja Lei é a de N°9.472 de 16 Jul. 1997 - a qual prevê multas de R$10.000 (dez mil reais) e/ou Reclusão de até dois (dois) anos, pois é caracterizado crime, além de ser enquadrado também  na recente Resolução N°596 de 06 Ago. 2012.

E se radioamador legalmente habilitado estiver envolvido, este poderá ter sua licença de funcionamento cassada além de também responder criminalmente pelo ato.



Portanto - Não vale a pena ser "ilegal" (e criminoso!)
Tudo isto, por causa de um "mísero" exame de CW (para a Classe "B")?
Um Exame simples de Radioeletricidade (20 questões para a Classe "A")?
E depois 1 ano de interregno (na Classe "B")?
(Pois 10m/FM é permitido somente para a Classe "A" “A”!)



Anexo da Resolução N°452 de 11 Dez 2006
Capítulo III - das Condições Específicas de Uso
Artigo N°6 - Item I
(Parágrafo Único)

"O uso da faixa de radiofreqüências de 29300 kHz a 29510 kHz por estações operadas por Radioamadores Classes "B" e "C", deve se restringir à retransmissão de sinais oriundos de satélite" (o sublinhado e negritado em azul, é nosso)


E como não há atualmente nenhum satélite de radioamadores operacional que retransmita (ou seja, que transmita o sinal de outra faixa para a Faixa de 10m em FM, através de um equipamento chamado de "transponder") fica evidente que qualquer comunicação "direta" em FM, a saber, em "Simplex" na Faixa de 10m (se bem que o Simplex em HF seja algo um pouco digamos "incoerente"...) não é permitida para os radioamadores das Classes "B" e "C" “C”!

Alias, nunca foi permitida em tempo algum, qualquer "comunicação nem direta" "nem via repetidoras" na Faixa de 10m em FM, para nenhuma destas duas Classes

E observem atentamente de que a Tabela I, no mesmo Anexo da Resolução N°452 (em seu Artigo N°6) que especifica de 28000 kHz a 29700 kHz, de "uso" pela Classe "C", vai explicitar uma exceção em seu Parágrafo Único (citada acima)

Esta é uma delas, a outra exceção é o limite de potência para a Classe "B" na Faixa de 10m, que é limitada a 100 w RMS  (Anexo da Resolução N°452,  Artigo N°7 - Item II).

Portanto: Usar 1 kW na Faixa de 10m é prerrogativa exclusiva de Classe "A"!

Ainda Duvidando?
Clique
aqui (EXE: 770 Kb), para "baixar" em arquivo  auto-descompactante, com as três Resoluções principais: N°449 e N°452 de 11 Dez 2006 e a Resolução N°596 de 06 Ago. 2012 (que é mais recente) da ANATEL, e que são as regulamentadoras do Serviço de Radioamadorismo. Além da LGT (também inclusa) e outras (que não estão inclusas, no arquivo acima).

E tire as suas dúvidas, porque ninguém poderá alegar depois o "desconhecimento da Lei". E este é o motivo principal de se exigir Exames de Legislação, para todos os "candidatos" ao Serviço de Radioamadorismo... Meus amigos (a)s!

Ser ilegal não é "bonitinho":
Pois Radioamadores de Verdade sabem seus limites e obedecem à(s) Lei(s)!



ESTE TEXTO FOI OFERECIDO POR PP5VX

segunda-feira, 23 de junho de 2014

PORTAL DE LEGISLAÇÃO ANATEL


 

RESOLUÇÃO N° 449 de 17/11/2006 /ANATEL
A TODOS OS RADIOAMADORES BRASILEIROS, ATENTO AO ART. 40 DESTA  RESOLUÇÃO ACIMA, NÃO SE USA FREQUÊNCIA ALHEIA PARA FAZER LINK DE RÁDIO E NEM MESMO EM EXPERIMENTAÇÃO, VAMOS CUIDAR DO NOSSO DEVER PARA NÃO DA O DIREITO PARA O OUTRO.

RESOLUÇÃO PERTINENTE AO RADIOAMADOR
                                                                       ACESSE AQUI                                                                                   


NESTA PÁGINA ENCONTRA TODAS AS RESOLUÇÕES 





ANTENA DX 20 UHF

ESQUEMA DA ANTENA DX20 UHF

sábado, 21 de junho de 2014

MINI ARMÁRIO DE PVC FAÇA VOCÊ MESMO PASSO A PASSO

FAÇA UM ARMÁRIO PARA GUARDAR PEÇAS DE ELETRÔNICA

terça-feira, 17 de junho de 2014

COMO LIGAR LEDS EM 127V OU 220V

Como usar LEDs em 127 V e 220 V

Como ligar os LEDs, que são dispositivos de baixa tensão, na rede de 110 V ou 220 V? Não, não é preciso montar uma fonte redutora com ou sem transformador e outros componentes caros. A solução simples para este problema é mostrada neste artigo, podendo ser aproveitada em sinalização, painéis de anúncios, avisos, decoração e muito mais.

Os LEDs (diodos emissores de luz) são dispositivos que emitem luz quando percorridos por uma corrente, mas funciona com tensões muito baixas (1,6 a 2,7 volts tipicamente) podendo queimar com facilidade se ligados diretamente em fontes de tensões maiores. As próprias correntes máximas que admitem são baixas raramente ultrapassando os 50 mA, a não ser para os tipos jumbo e de alto brilho. Mesmo para ligá-los em pilhas precisamos tomar cuidados especiais com a utilização de um resistor limitador em série, pois caso contrário, se for feita a ligação direta eles queimam. Existem também os casos em que precisamos usar conversores DC/DC para aumentar a tensão de baterias, como no caso dos LEDs brancos que precisam de pelo menos 2,7 V para acender.

Como então ligar um LED em 110 V ou 220 V, ou seja na tomada da rede de energia? É o que veremos. Isso é realmente possível, e pode ter algumas utilidades interessantes.Uma das aplicações é como foco de luz de baixo consumo permanente para dormitórios de crianças, evitando-se assim a escuridão total e indicando a posição do interruptor de luz. Na figura 1 damos o circuito que possibilita a ligação de 1, 2 até 3 LEDs na rede de 110 ou 220 V.


Figura 1 – Circuito para ligar de 1 a 3 LEDs na rede de energia de 110 V ou 220 V.

O resistor R1, que é de fio de 5 watts com 10 k ohms para a rede de 110 V e 22 k ohms para a rede de 220 V, reduz a tensão e a corrente aos níveis que o LED precisa.O diodo D1 retifica a corrente, pois os LEDs só trabalham com correntes contínuas e D2 protege os LEDs contra os pulsos inversos ou problemas com D1. Na figura 2 mostramos como a montagem pode ser feita numa pequena ponte de terminais.



Figura 2 – Montagem do circuito numa pequena ponte de terminais. Os anodos devem ficar do lado esquerdo.

Os diodos podem ser 1N4004, 1N4007 ou outro conforme a rede de energia e os LEDs podem ser de qualquer cor ou tamanho. Durante o funcionamento o resistor R1 aquece levemente, o que deve ser considerado normal. Na rede de 110 V consumo de energia da unidade é da ordem de 1,2 watts e na rede de 220 V da ordem de 2,4 W o que representa de 1 a 2% do consumo de uma lâmpada comum.


LISTA DE MATERIALD1, D2 – diodos 1N4004 se a rede for de 110 V e 1N4007 se a rede for de 220 V
LED1, LED2 - LEDs comuns de qualquer cor
R1 - 10 k ohms x 5 W se a rede for de 110 V ou 22 k ohms x 5 W se a rede for de 220 V - resistor de fio
Diversos:
Cabo de força, ponte de terminais, caixa para montagem (opcional), solda, etc.

Obs: mais LEDs podem ser ligados em série neste circuito, sem qualquer problema de funcionamento.;Dependendo dos LEDs a quantidade pode chegar a 20.

AGRADECIMENTO AO INSTITUTO NEWTON BRAGA

segunda-feira, 9 de junho de 2014

LISTA DE RADIOAMADORES DO ESTADO DE MINAS GERAIS

 E CONHEÇA A LISTA DE RADIOAMADORES DO ESTADO DE MINAS GERAIS FORNECIDO PELA ANATEL

ATUALIZADO DIA 9-06-2014 

ANTENA DIPOLO

Antena Dipolo

            Calcular o comprimento de uma antena Dipolo e do "V" Invertido

              Digite a frequência desejada 
(ex. 7.000)

           

Resultado do Cálculo


metros, este é o comprimento total do dipolo comum
metros, este é o comprimento de cada secção do dipolo comum
metros, este é o comprimento total do dipolo V invertido
metros, este é o comprimento de cada secção do dipolo V invertido

 

 

GOOGLE MAPAS

▲TOP